Sim, eu danço sete horas por dia.

No Brasil, ser bailarina profissional não é nem um pouco normal. Em um país com uma cultura riquíssima, é triste dizer que o futebol ainda é a maior fonte de interesse da população (mesmo depois do fiasco do sete a um). Então bailarinas são difíceis de encontrar. Deve ser por isso que sempre que digo a alguém que sou bailarina, recebo reações inusitadas, algumas pessoas perguntam para qual programa de tv eu danço, mas a maioria das pessoas perguntam se eu dou aula.

Eu entendo que essa pode ser uma dúvida normal, pois em um país de 200 milhões de habitantes, só existem cinco ou seis companhias profissionais, então infelizmente é quase impossível viver de dança no Brasil. É por isso que maioria dos bailarinos, tem que dar aulas no seu tempo livre, para complementar o seu salário. Ou procuram emprego em outros países, assim como eu.
Mas não, eu não dou aula. Eu danço sete horas por dia, cinco dias por semana, e sim, eu vivo somente disto.

No momento eu trabalho para o Teatro Estadual de Karlsruhe na Alemanha. Na Alemanha cultura é coisa seríssima, existe muito apoio e muita valorização. Muitas cidades alemãs tem seus próprios teatros e e as cidades maiores tem várias companhias profissionais, basicamente, o paraíso para qualquer artista.

A Companhia Estadual de Karlsruhe é uma companhia de porte médio na Alemanha, com um elenco de trinta bailarinos e seis produções anuais.

IMG_2704

Como bailarina contratada a minha rotina é bastante pesada. Eu trabalho de Terças a Sábados, com Segundas e Domingos livres a não ser que tenhamos alguma apresentação.

Eu chego no Teatro por volta de 9:30 (vou tentar chegar mais cedo temporada que vem) e o dia começa com aula de Ballet profissional das 10:00 as 11:20. As 11:40 começam os ensaios do dia. Durante a semana temos ensaio até as 14:00 e depois voltamos de 18:00 as 21:00, e as Sextas e Sábados voltamos de 15:00 as 18:00. Nós temos uma média de 60 apresentações por temporada. A maioria das apresentações são de fins de semana. A frequência também é variada, sendo que ás vezes temos uma apresentação por mês e outras até cinco por semana.

IMG_0514

O repertório consiste de duas novas produções por ano (o que normalmente usa o maior tempo de ensaios) e mais quatro produções da última temporada. Quando uma produção já está em cartaz, não precisa de tanto ensaio como as produções novas. Somente algumas horas, é o suficiente para relembrar a coreografia e alguns ensaios de limpeza se certificam que estamos todos fazendo os mesmos passos no mesmo tempo. Algumas vezes temos duas ou mais apresentações diferentes em uma semana, o que significa que ensaiamos três ou mais produções diferentes na mesma semana.

Outra pergunta frequente é como faço para lembrar todas as coreografias diferentes. essa é uma ótima pergunta porque sinceramente, eu não sei! Eu acho que memoria muscular é a maior responsável. As vezes,quando estou tentando lembrar uma coreografia mentalmente e fico presa, basta eu me levantar e o corpo sabe quais são os passos seguintes. A música também ajuda bastante! Lembrar coreografia com música é muito mais fácil do que sem música.

Em Karlsruhe somos muito mimados em relação ao público. O nosso público ama Ballet! Quase todas as apresentações são lotadas, ás vezes temos produções em cartaz por 3 ou 4 anos e o público continua cheio, é impressionante para uma cidade de 200.000 habitantes. Especialmente porque Ballet não é a única área do Teatro. Entre óperas, concertos e peças de teatro divididos em dois palcos, e uma casa de atores, o teatro tem apresentações praticamente todos os dias.

E como você pode imaginar, para que tudo isso funcione bem tem muita gente envolvida atrás das cortinas. Eu vou tentar mostrar um pouquinho mais do que acontece atrás dos palcos no futuro.

Bom, essa é a profissão que eu amo, espero ter esclarecido um pouco mais, e quem sabe a próxima vez que você conhecer uma bailarina, as perguntas serão outras.  🙂

By Life Between Lines

Advertisements

One thought on “Sim, eu danço sete horas por dia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s