O Quebra Nozes – Um conto de natal.

Terça-Feira que vem a Companhia estará embarcando um avião com destino a Bangkok na Tailândia, onde apresentaremos O Quebra Nozes

A nossa versão do Quebra Nozes foi coreografado por Youri Vámos em 1988 na Opera de Bonn, e tem sido um sucesso desde então. Em vez da história tradicional do Quebra Nozes, Vámos se concentra na narrativa do livro “Um conto de natal” de Charles Dickens. A narrativa traz Scrooge, um velho rabugento que odeia o natal. Scrooge demite o pai de Clara na véspera de Natal o impedindo assim de comprar o boneco Quebra Nozes de presente para a tão amada filha. Depois de uma visita noturna do diabo, o muquirana acaba sendo salvo pela fada açucarada, que adoça o coração dele em tempo de salvar o Natal de todos. O ballet é acompanhado pela música original de Tchaikovsky. O Quebra Nozes está em cartaz em Karlsruhe há seis anos. E até hoje todas as apresentações estavam esgotadas.

20160509145640_04-418x418-01

Carolin Steiz (Clara) and Admil Kuyler (Scrooge)                                       (c) Johan Klenk

Youri Vámos é conhecido pelo seu talento de recriar ballets de repertório tradicionais com uma narrativa mais moderna. Em cada ballet, Vámos usa a música original e sua habilidade de transpor personalidade e emoção para a plateia. Sua coreografia espelha a música através de passos característicos, dando a cada personagem uma qualidade única. Quando aprendemos Quebra Nozes pela primeira vez, há seis anos atrás nós tivemos a chance de trabalhar pessoalmente com Youri e com a sua assistente coreográfica e musa, a talentosa Joyce Cuoco.

Untitled.png

Joyce Cuoco and Youri Vámos.

A Joyce dançou o papel de Clara no elenco original de 1988, assim como em muito outros papeis criado por Vámos. Youri tem um estilo de dança e de atuação extremamente particular e ninguém conhece esse estilo melhor que Joyce Cuoco. Depois de trabalhar com ele por tantos anos, ela já sabe quais reclamações ele terá antes mesmo que ele entre na sala de aula, e como a bailarina maravilhosa que ela foi, ela é capaz de ensinar a técnica especial necessária para os ballets do Youri. E além de tudo ela tem um coração de ouro!

Eu consegui encontrar um vídeo (como conseguíamos viver sem internet?) da Joyce dançando o Pas de Deux principal de Quebra Nozes. Esse é o exemplo perfeito das qualidades técnicas e extremamente musicais de Vámos. E como sempre, Joyce deixa qualquer um de queixo caído.

Aproveitem!

By Life Between Lines.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s